terça-feira, 7 de outubro de 2014

Silent Manga Audition


Reinaugurando o blog depois de algum tempo parado, trago pra vocês uma pequena matéria com informações sobre um concurso muito interessante que talvez poucos tenham ouvido falar. O Silent Manga Audition.




Num primeiro momento pode parecer só mais um concurso de mangá internacional como muitos que vem surgindo nos últimos tempos dentre outros mais "tradicionais" que já tem mais tempo de estrada, mas no caso do Silent Manga Audition temos algumas peculiaridades que o diferenciam de outros concursos da atualidade.

Uma das principais diferenças e talvez o que o torne um concurso único e interessante é o fato das submissões terem que seguir uma regra primordial: CONTAR UMA HISTORIA APENAS COM IMAGENS. Texto não é permitido. Com isso, a maior barreira de comunicação que é o idioma é quebrada e torna possível que qualquer leitor possa aproveitar TODAS as histórias do site independentemente se foi feito na China, Alemanha, Índia, Rússia, etc.

Além disso, todo o material participante do concurso fica disponível no site para apreciação gratuitamente.


O concurso não é com tema livre. É dado um tema aos participantes que devem usar a imaginação para desenvolver uma história seguindo o tema. A edição atual do concurso segue o tema "Mãe".

O Silent Manga Audition está abrindo um sistema de ranking baseado em todo o histórico de participação dos autores e colocações nos concursos. Esse ranking garantirá privilégios aos autores mais bem colocados que terão acessos distintos num portal onde poderão ter suas obras avaliadas e poderão tirar dúvidas com editores e receber assistência.




A terceira edição do concurso já está aberta para submissão de trabalhos e as regras podem ser encontradas no link abaixo e algumas dúvidas respondidas no guia/FAQ disponíveis no site. (leia em inglês pois a tradução disponível no site é feita por ferramentas automáticas que distorcem as informações em alguns casos)



Alguns dos detalhes mais relevantes sobre o concurso:

Premiações(em ienes)

Winner : JPY 500,000
Winner Runner-up : JPY 300,000
Excellence : JPY 100,000
Excellence Runner-Up : JPY 30,000
Honourable Mention : JPY 10,000
(podendo ter dois ou meais ganhadores em cada categoria)

Juízes

Tsukasa Houjou – “City Hunter”
Tetsuo Hara – “Hokuto no Ken” (The Fist of the North Star)
Nobuhiko Horie – CEO, Coamix Corp. (Former Chief Editor, “Monthly Comic Zenon”, “Weekly Shonen Jump”)
Comic Zenon Editorial Team
Silent Manga Audition Committee

Prazo final de entrega do material para a 3º edição do concurso até 31 de Março de 2015. Resultados em Julho de 2015 no site oficial. Inscrições e submissões podem ser feitas online e menores de idade podem participar mediante autorização dos responsáveis.



Além de tudo isso, um fato interessante e estranho que eu queria comentar aqui é o caso da segunda versão do concurso, iniciado em setembro de 2013 com vencedores anunciados em julho de 2014, que teve um brasileiro como VENCEDOR.

Wellington Reis(usando o pseudônimo de Ichirou) com a obra Father’s Gift. Confira abaixo algumas páginas.





A lista completa dos premiados da 2º edição do concurso você confere em:

(link para as obras você encontra na própria página dos vencedores)

O interessante é justamente termos um brasileiro no lugar mais alto do pódio num concurso internacional. O estranho é por que não foi visto qualquer matéria ou divulgação da conquista em canais de "cultura otaku" nacionais. Lembro que houveram muitas comoções com casos parecidos de concursos promissores como foi o caso do concurso da Ação Magazine, Shonen Jump, Brazil Manga Awards, mas estranhamente, praticamente nada foi dito desse concurso internacional.

Checando brevemente as regras, premiações e detalhes do concurso, encontramos de tudo desde viagem para o Japão para cerimonias de premiação, prêmios em dinheiro, chance de ganhar versão impressa e publicada no Japão, avaliação e assistência de editores experientes e até autores renomados do mercado japonês de quadrinhos.

Se pensarmos que um concurso sirva para dar um prêmio ao autor em retribuição ao esforço gasto ou uma projeção no mercado de quadrinhos, o Silent Manga Audition oferece ambos e de forma bem mais generosa que a "concorrência" até o momento.

O que tá esperando? Divulga lá essa matéria pois mais gente precisa saber dessa ótima oportunidade de mostrar ao mundo do que nossos autores são capazes.

Nenhum comentário: